sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Características dos Anfíbios ( 4º 1T)


Características dos Anfíbios


Os Anfíbios têm pele úmida,lisa e escorregadia, nascem de ovos,quando são pequenos respiram por brânquias e vivem na água, quando crescem  os pulmões se desenvolvem e passam a viver na terra.

SAPO DIFERENTE ( 4º 1T)


 Sapo Arlequim




Pode ser lindo mas  é venenoso!

Coloridíssimos, eles podem também ser muito perigosos. Sua coloração exuberante serve justamente para advertir aos outros animais sobre seu perigo.
Na Costa Rica ele já é considerado como extinto, mas alguns exemplares da espécie já foram vistos no Panamá.
Um dos maiores inimigos do sapo arlequim e possivelmente o maior responsável pelo seu desaparecimento é o aquecimento global.
Outro grande problema que o colorido sapinho enfrenta é uma certa mosca parasita que deposita seus ovos em sua pele. Assim que nascem, as larvas da mosca se alimentam do intestino do anfíbio.    

Os sapos mordem? ( 4º 1 T)

Os sapos mordem?


Os sapos não mordem e as pererecas não grudam nas pessoas; os discos aderentes são suficientes apenas para suportar o peso do corpo, de algumas gramas, na vertical. Sapos não tem unhas, garras afiadas ou dentes fortes (apenas um serrilhado frágil). Portanto, não há motivos para temê-los. Mesmo que quisessem morder, os sapos não conseguiriam. Eles não usam a boca para morder ou mastigar os insetos e outros bichos que comem, como faz a maioria dos animais: usam somente a língua (fixada na parte da frente da boca, na maioria das espécies) de forma tão rápida que não é possível acompanhar. Tudo acontece em um piscar de olhos: quando o sapo vê o inseto, se aproxima ou espera que o inseto venha até ele; a uma certa distância do inseto, projeta seu corpo e lança sua língua, que tem a ponta pegajosa para que o inseto grude. Por fim, o sapo retrai sua língua, puxa o inseto para dentro da boca e o engole inteiro, sem mastigação.


Fonte: http://www.terraselvagem.com/animais/anfibios/conteudo/curiosidades/

Salamandras (4º 1T)


A lenda da salamandra.




A salamandra é quase um símbolo.Durante séculos,foi considerada um amuleto da sorte.Segundo a lenda,este animal podia atravessar o fogo sem se queimar.A crença surgiu ao verem as salamandras que saíam de buracos em troncos velhos,quando eram colocados na lareira.Mas o fogo também queimava a salamandra,é claro.

Referência:livro Curiosidades sobre os animais.


Diferença entre sapos e rãs ( 4 ano 1T)


Diferença entre sapos e rãs.

Sapos:como podem ver os sapos têm pele grossa e cheia de verrugas, não tem dentes, também podemos ver que eles tem patas curtas e vivem na terra.

Rãs:como podem ver as rãs têm bem lisa diferente dos sapos,têm dentes bem pequenos,o corpo esbelto e longas pernas,as rás vivem na água ou perto dela.

Urso polar

O urso-polar, também conhecido como urso-branco, é uma espécie de mamífero carnívoro encontrada no círculo polar Ártico. Ele é o maior carnívoro terrestre conhecido e também o maior urso, juntamente com o urso-de-kodiak, que tem aproximadamente o mesmo tamanho. Embora esteja relacionado com o urso-pardo, esta espécie evoluiu para viver em temperaturas baixas, onde poucas espécies vivem. Para isso teve que se adaptar para se mover sobre neve, gelo e na água, e para caçar focas, que compreende a maior porção de sua dieta.



Mamíferos aprendem brincando!

Mamíferos...aprendem brincando!

Os mamíferos formam o grupo mais evoluído e mais conhecido dos vertebrados, nesta classe incluem-se as toupeiras, morcegos, roedores, gatos, macacos, baleias, cavalos, veados e muitos outros, o próprio homem entre eles. Todos (com raras exceções) apresentam o corpo coberto de pêlos e têm temperatura interna constante.
Os cuidados com os filhotes são os mais desenvolvidos do reino animal, principalmente na espécie humana. São, ainda, extremamente adaptáveis, modificando o seu comportamento de acordo com as condições do meio.
Uma característica única dos mamíferos é a capacidade de brincar. Os jovens mamíferos aprendem quase tudo o que necessitam saber para a sua vida adulta através de brincadeiras.







Serpente terrícola

Cascavel
Vive em campos abertos e regiões secas e pedregosas.





Serpente terrícola, de atividade crepuscular e noturna, pode também ser vista durante o dia. Quando se julga importunada, enrola-se quase que por inteiro, mantendo erguida em forma de "S" a parte anterior do corpo. Então, levanta a cauda e começa a vibrá-la rápida e vigorosamente, emitindo o característico som de seu guizo, fazendo um ruído que pode ser ouvido a dezenas de metros. Em seguida dá um bote fulminante sobre a vítima, mordendo-a com violência. Desse modo, ela injeta na vítima um forte veneno, que tem ação simultaneamente neurotóxica e hemolítica - ou seja, capaz de exercer perturbadores efeitos tóxicos no sistema nervoso e, ao mesmo tempo, destruir glóbulos vermelhos do sangue.
  
Deslizando


O movimento de uma cobra depende do ambiente onde vive.Sua barriga é coberta com escamas minúsculas em forma de gancho,que as seguram no solo.

No movimento de ondulação,a cobra move seu corpo de um lado para o outro,formando várias curvas.O movimento de sanfona é usado para subir em árvores ou outras superfícies verticais.
  

A primeira impressão é a que fica.


A primeira impressão não é a que fica




A iguana é um réptil de aparência, a princípio, assustadora e que lembra os gigantescos animais jurássicos. Mas esta sensação logo desaparece e quando menos se espera esta exótica amiga de temperamento calmo e dócil pode se tornar uma boa companhia. Por ter facilidade de adaptação e integração com o homem, se tornou o primeiro réptil doméstico.
Seu tamanho pode chegar a dois metros, porém 2/3 correspondem à cauda. O corpo é forte, comprimido dos lados e os membros são bastante desenvolvidos com dedos compridos para facilitar a subida em árvores.
Mesmo sendo pacifica, a iguana quando se sente ameaçada revida com mordidas e chibatadas com o rabo.








Melhor perder a cauda do que a vida!

Melhor perder a cauda do que a vida!




Quando está ameaçada, como ao ser perseguida por um predador, a lagartixa solta um pedaço do rabo, que continua se movendo por um tempo. Assim, o predador se distrai e ela foge. Depois, a cauda se regenera, apesar de ficar menor e até um pouco torta.






Quando se sente ameaçada, a lagartixa contrai músculos da cauda em pontos frouxos das articulações – que são junções entre as vértebras (ossos que compõem a coluna do bicho). Assim, nervos e vasos sanguíneos se desconectam do corpo com facilidade, soltando parte do rabo.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

TUCANOS (4º2T)

O TUCANO

      O tucano é uma ave da Família Ramphastos. É muito conhecido por seu enorme bico (chega aos 20 cm). É uma ave muito bonita que causa admiração aos olhos de quem o vê. Diferente do que se acha, o bico do tucano não é pesado, pois é feito de tecido ósseo esponjoso, portanto não atrapalha o equilíbrio de seu corpo. Para dormir, o tucano leva a cauda até a cabeça e esconde o bico.

O tucano mede cerca de 65 cm, fora o bico. Existem 40 espécies catalogadas de tucano sendo as diferenças entre elas bem pequenas, somente na cor do bico, das penas e no tamanho. Quanto ao peso, o tucano chega a 520 gr 



   O tucano vive nas florestas tropicais da América do Sul  (principalmente Amazônia). Não se encontram tucanos em outros continentes. Aliás, os tucanos não suportam o frio.
     Os tucanos se alimentam de frutos que encontram na natureza e quando estão com muita fome comem até insetos e filhotes de outras aves. O bico do tucano ajuda na alimentação, já que facilita a quebra de cascas de frutos mais rígidos e ajuda na mastigação de alimentos.
     Na época da reprodução, a fêmea bota cerca de quatro ovos e a incubação demora cerca de 20 dias, período no qual o macho alimenta a fêmea, que fica chocando os ovos. Os ninhos são construídos em árvores. Os filhotes vivem nos ninhos até crescerem um pouco, quando começam a voar. 
     Tucanos não são animais migratórios. Podem viver cerca de 40 anos.



o

Peixe elétrico e baiacu venenoso - 4º 2T

 peixe elétrico 



O oceanógrafo Ricardo Cardoso, do Aquário de São Paulo, explica que esses animais tiveram uma adaptação da musculatura lateral do corpo. Essa musculatura virou uma grande bateria, que armazena eletricidade.
Mas de onde vem essa eletricidade?
"Todo movimento muscular se dá através de sinapses, impulsos elétricos aos músculos. Os peixes elétricos armazenam nos músculos laterais a corrente gerada por essas sinapses, em vez de consumi-la", diz Cardoso. E usam essa energia para reagir a ataques, se comunicar, disputar com outros peixes território ou acasalar.
"Quanto maior o animal, mais forte o choque", diz Cardoso. Alguns, como o puraquê amazônico, chegam a dar descargas de 600 volts. Um choque desses pode paralisar os movimentos e causar afogamento. Apesar disso, o oceanógrafo sabe apenas de um caso de morte por "ataque" de peixe elétrico: em um aquário, um desses animais pulou para fora do tanque e um funcionário agarrou-o para devolvê-lo à água. Com o susto, o peixe liberou a descarga - mas como o homem tinha um marcapasso, o choque terminou por causar um ataque cardíaco.


 o baiacu venenoso






                                        O Baiacu incha quando está se sentindo ameaçado.






CAVALO MARINHO (4º2T)



Os segredos do cavalo-marinho

Esses peixes têm um sistema reprodutivo atípico: a incubação dos filhotes é feita nos machos.


   Os cavalos-marinhos vivem nas águas de mares localizados em regiões de climas temperado e tropical
          O cavalo-marinho é uma espécie de peixe que possui a capacidade de mudar de cor
Para movimentar-se pela água usam a vibração das barbatanas dorsais
         A época de reprodução da fêmea ocorre na estação da primavera. Ela bota diversos ovos que são fertilizados pelo macho que os guarda numa bolsa (base da cauda) até o momento do nascimento


      A alimentação baseia-se em: pequenos vermes, moluscos, crustáceos e algumas espécies de planctons. O alimento é sugado pelo cavalo-marinho através de seu focinho tubular. 
           Possuem dois olhos e a capacidade de mexer um independente do outro
          O corpo é coberto com placas em anel e possuem espinhos na nadadeira dorsal
São utilizados em áquarios ornamentais de água salgada, porém necessitam de cuidados especiais para sobreviverem.








                       




quarta-feira, 18 de setembro de 2013

O BEIJA FLOR (4º 2T)

BEIJA FLOR: 

O beija-flor é a menor de todas as aves, e pode caber na palma de nossa mão. Alimenta-se de pequenos insetos e suga o néctar das flores, como a abelha.

Campeão de voo, o beija-flor é a unica ave do mundo que consegue voar de lado e para trás.

Os beija-flores podem bater as asas 80 vezes por segundo.

Você sabe como o beija flor se alimenta?

A língua do beija-flor se assemelha a um tubo longo e fino que sai da extremidade do bico. Assim,ele consegue sorver o néctar das flores como se estivesse um canudinho na boca.
Além disso, alimentam-se batendo as asas. Enquanto alimentam-se, o beija-flor bate as asas (adeja) com tanta rapidez que conseguimos ver apenas a mancha formada por elas. Para isso, o pássaro consome muita energia, e tem de ser alimentar continuamente para recuperá-la.

Penas

As penas do beija-flor são iridescentes, isto é, mudam de cor conforme o reflexo da luz.

Som

Hummm... este é o som que o beija-flor produz com o ruflar das asas ao se aproximar das flores.

Macio e aconchegante
  
O beija-flor faz seu ninho usando a lanugem do cardo, líquem e teias de aranhas

Cores cintilantes
Existem mais de 300 espécias diferentes de beija-flor.Todas elas têm penas com brilhantes tons de azul, verde ou roxo.Algumas espécies possuem o bico extremamente longo para poder introduzi-lo nas flores.

Pés frágeis
O beija-flor não consegue andar.Seus pezinhos são perfeitos para ficar empoleirados nos ramos das árvores, mas não servem para caminhar.

Fonte:https://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=587&q=imagens+de+beika+flor&oq=imagens+de+beika+flor&gs_l=img.3...2093.5859.0.6406.21.16.0.0.0.0.485.1813.2-1j3j1.5.0....0...1ac.1.26.img..17.4.1469.ipPQJvOq5Kc#hl=pt-BR&q=beija-flor+azul&tbm=isch

Tubarões: a fera dos mares - 4º 2T

TUBARÕES BRANCOS:

As mandíbulas dos tubarões brancos possuem várias fileiras de dentes.Algumas espécies têm dentes afiados para poder pegar outras criaturas pequenas.Os tubarões brancos são os maiores

 


Os tubarões são primitivos.Eles vivem nos mares há cerca de 250 milhões de anos











O GAVIÃO REAL (4º 2T)

   O GAVIÃO REAL

         O gavião-real habita as florestas da Amazônia, da Mata Atlântica e os enclaves florestais do Cerrado, e mantêm seus ninhos em lugares que vêm sendo ocupados por comunidades humanas, que tem colocado essa espécie em risco. 
         Por isso, diversas atividades de educação ambiental estão sendo desenvolvidas junto a essas comunidades visando a manutenção dos ninhos de gavião-real e consequente conservação da espécie na natureza.