sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Lobo-guará - Pamela e Pedro 4º 1 t

Lobo-guará:

Ficha do bicho

Nome popular
*Lobo-guará
Nome cientifico
*Chrysocyon brachyurus
Hábitat
*Cerrados
Onde vive
*Brasil,Bolívia,Paraguai e Argentina
Quanto pesa
*20 a 23 quilos
Quanto mede
*1,90 metros
O que come
*Aves,insetos,frutas e muita "fruta-de-lobo"
Filhotes
*Um a cinco,gestação é de 65 dias




As pernas compridas do lobo-guará,a cor avermelhada de seu pelo e também a crina escura que tem na nuca são as características principais desse que é o maior canídeo brasileiro.A crina impressionou os pesquisadores americanos,que lhe deram o nome de "maned wolf", isto é, lobo-de-crina.
  Apesar do apelido de lobo, o guará não forma alcateia, é um caçador solitário, mas alguns vivem com a fêmea e às vezes a mesma, a vida inteira.

Fonte: 100 animais brasileiros publicados no Estadão, pagina 24







Cobras - publicado por Maria Fernanda 4º 1t

                                                     COBRAS


Constituem o grupo dos ofídios ou serpentes,dos quais vamos assinalar as famílias dos boídeos,crotalídeos, elapídeos e colubrídeos.
Dentre os boideos , a sucuri ou sucuriju , como é conhecida a eunectes muruins , cujas peles , com mais de 8 metros de comprimento por 75 centímetros de largura , são raras.Habita a bacia fluvial da AMAZÔNIA  , do rio São francisco , do Paraná superior e de seus afluentes até Mato Grosso.
Alguns exemplares foram capturados ao redor da capital do estado de São paulo.Outra espécie, eunectes notaeus , é menor, com 2 a 3 metros de comprimento e habita a bacia Hidrográfica dos rios Paraguai e Uruguai . A jiboia , que também pertence aos boídeos , chega a atingir 3 metros de comprimento. É a cobra usada por vendedores ambulantes para chamar a atenção . Vive nas regiões secas do sertão , onde caça pequenos Mamíferos .Não  ataca o homem e , quando provocada , foge . Dorme durante o dia.
Fonte: Livro: Atlas da fauna brasileira. Editora Melhoramentos. Página 79

Urso polar- Vitor Ohl. - 4º 1t

URSO POLAR
Fonte:Planeta Terra- enciclopédia da ecologia. Editora Abril. Página 48.

Eles são mamíferos ,caçam,reproduzem no gelo,além de usá-lo como uma ponte para se deslocar de uma parte a outra do oceano congelado.Mas agora com o gelo do Ártico ameaçado pelo aquecimento global,o gelo derrete antes e os ursos têm mais dificuldade para se locomover e se alimentar.Com isso,ganham menos peso para passar o inverno e têm menos chance de sobreviver.Os cientistas já estão encontrando muitos desses animais em condições precária - seu peso médio e o número de filhotes têm diminuído.

O urso é um mamífero, mas nós aprendemos também sobre a baleia, assista o vídeo abaixo e descubra curiosidades sobre a baleia.

https://www.youtube.com/watch?v=zul6TEecu8o






























Tamanduá - Laiza 4 º ano 1 t



                   Tamanduá


tamanduá

No Brasil existem muitas espécies de tamanduás. A mais conhecida é o tamanduá-bandeira.
Nos últimos anos, porém, o tamanduá entrou na lista dos animais ameaçados de extinção.
O tamanduá é um bicho que desperta curiosidade por seu proeminente nariz e pelo hábito de comer formigas.
Ele se alimenta de pequenos insetos, como formigas, cupins e larvas de besouros.
O tamanduá é o único mamífero desdentado. Os insetos que ingere (mais ou menos 30 mil por dia) vão inteiros para dentro, sem serem mastigados.Sua longa língua (mais ou menos meio metro) secreta saliva adesiva na qual os insetos são colados.
Em cativeiro, um tamanduá-bandeira pode viver por uns 14 anos, em convivência amistosa com seu tratador. Chega a ser brincalhão, mas nunca abraça ninguém - entre os tamanduás, abraço é um recurso mortal de luta.
O tamanduá-bandeira não é um bicho agressivo, mas sabe defender-se muito bem. Quando atacado, senta sobre as pernas traseiras(como na ilustração ao lado), para fazer uso livre das enormes garras dianteiras. Nessa posição pode defender-se de alguns animais que venham a lhe atacar. Quando o inimigo é maior e mais feroz, como a onça, o tamanduá apara o bote no peito e fecha o atacante num abraço, crava-lhe as unhas nas costas e não larga mais. O resultado é um empate - ou morrem os dois, ou ambos se afastam feridos.
As fêmeas do tamanduá-bandeira dão à luz um filhote por ano.
A gestação demora 190 dias. O acasalamento dura pouco tempo e, com o macho de volta a seus hábitos solitários, toda a tarefa de proteger e alimentar o filhote compete à mãe.
Durante oito ou nove meses, o filhote vive quase só de leite. Pouco a pouco, vai aprendendo a caçar formigas com a mãe, que o carrega nas costas (como na ilustração ao lado).
A fêmea do tamanduá-bandeira vem pelo campo com seu filhote equilibrado às costas, num passo lento e cambaleante. Chega perto do cupinzeiro e começa a arranhá-lo com as unhas curvas e fortíssimas. Aberta uma brecha, aprofunda nela a língua comprida e viscosa; quando a retira, dezenas de insetos vêm aderidos ao muco pegajoso. Normalmente, um tamanduá faz isso tudo muito depressa, até à razão de umas cem lambidas por minuto. Precisa comer muitos milhares de insetos por dia para sustentar seu corpo, que chega a medir 1,30 metro (fora a cauda) e a pesar aproximadamente uns 25 quilos.

Mas desta vez a fêmea parece não ter pressa. Está ensinando ao filhote, com o exemplo, a técnica de atacar formigueiros. Ao que parece, esse comportamento não é apenas inato. Requer também certa aprendizagem.
Com uma boca tão pequena, que mal chega a 2 centímetros de diâmetro, e totalmente desprovido de dentes, o tamanduá não pode comer muita coisa além de insetos. De vez em quando assalta algum ninho e quebra os ovos, lambendo seu conteúdo.
Mas o alimento básico são mesmo cupins e formigas.
Além de se alimentar, involuntariamente, esse mamífero acaba cumprindo uma importante função ecológica. Ao destruir um cupinzeiro, ele espalha
pela superfície nutrientes que se encontravam no interior da toca e que passam a ser reaproveitados pela vegetação. Em outras palavras o tamanduá ajuda a adubar as plantas.

Fonte:  http://www.ninha.bio.br/biologia/tamandua.html

Tubarão cação anjo - Daniel e Victtoria 4º ano 1 t

 Tubarão cação-anjo 
As barbatanas grandes que ele tem parecem as asas de um anjo. A curva do corpo é como a de um violino. Ele tem uma franja na cabeça que parece o cabelo cortado de um monge. Por essas razoes, ele recebeu o nome de cação anjo, peixe violino e peixe monge. Três nomes encantadores para um animal que, na verdade, é nada mais que um tubarão! Mas é um tubarão de aspecto estranho, que incentiva a imaginação das pessoas. um desenho do século XVI o apresenta, monstruoso, como um monge coberto de escamas. Na realidade, o homem nada tem a temer desse "monstro".
    Ele, sim, é que tem muito a temer do homem. A pele dele, seca, tem sido usada para ornamentação, para o polimento de objetos de madeira e mesmo como medicamento.
    O cação anjo vive em águas rasas, em mares temperados e tropicais. Existem 12 espécies. Ele nada movendo a cauda, que funciona como se fosse um remo de popa. Ele é uma criatura do fundo das águas e se esconde na areia, à espera da presa. Alimenta-se de linguados, moluscos e crustáceos. Suas maxilas são particularmente bem adaptadas para triturar crustáceos e moluscos de concha. Os filhotes nascem vivos. Em junho, a fêmea dá à luz ninhadas de até 25 peixinhos.
 Filo: Chordata                       
Superclasse: Pisces
Classe: Chondrichthyes
Ordem: Squaliformes
Família: Squatinidae

Características:
Comprimento: até 2,7 m
Peso: cerca de 75 kg
Uma ninhada anual, de cerca
de 25 peixinhos

Período de gestação: 12 meses


 

fonte: http://www.achetudoeregiao.com.br/animais/cacao_anjo.htm

AS BALEIAS-Fillipi 4º1T

As baleias são mamíferos marítimos pertencentes à ordem dos Cetáceos, são animais que vivem desde o nascer até a morte na água. Elas não têm guelras e, por isso, têm de subir para respirar na superfície, periodicamente.
Geralmente as baleias têm mais de 4 metros de comprimento. Atualmente existem 40 espécies de baleias sendo que metade delas está ameaçada de extinção, graças à caça indiscriminada de países que não respeitam a legislação internacional como o Japão, por exemplo.
As narinas das baleias ficam no alto da cabeça e, quando elas sobem para respirar, soltam ar quente, que, quando entra em contato com a atmosfera, se transforma em gotas de água. Quando o ar é expelido, essas gotas podem chegar a 6 metros de altura.
Seu corpo é coberto por uma camada de gordura que a ajuda a baleia a submergir, a manter a temperatura do corpo e a armazenar energia. Seu esqueleto é muito semelhante ao dos mamíferos terrestres de grande porte como, por exemplo, o elefante.
A cauda da baleia é o seu principal modo de locomoção. As nadadeiras  das baleias são membros locomotores atrofiados de seus ancestrais, que viviam em terra e eram quadrúpedes. Esses ancestrais viveram, há cerca de 50 milhões de anos, durante a era cenozóica, eles passavam muito tempo na água para buscar alimentos, dessa forma, gradativamente ocorreu a adaptação.
As baleias emitem dois sons conhecidos, sendo que um deles é usado como sonar e o outro como meio de comunicação com os companheiros de sua espécie.
Normalmente estes animais vivem 30 anos, sendo que já houve registros de baleias com 50 anos de idade. As baleias se alimentam principalmente de peixes, sendo que algumas delas (como as jubartes), não têm dentes. Como substituto dos dentes essas baleias têm algumas laminas ósseas (cerca de 400) que são usadas para filtrar a água engolida juntamente com os peixes. A água engolida é devolvida ao mar, e os peixes presos as laminas são, então, engolidos.
Na Idade Média, o objetivo da caça era a obtenção de carne da baleia para o consumo. Já no século XVIII começou a extração do óleo das baleias. Cada baleia rendia 160 barris de óleo. Do fígado do animal é possível extrair um óleo rico em vitamina A.
A Comissão Internacional da Baleia (que reúne somente 15 países) fixou o limite máximo de 20.000 baleias a serem caçadas por ano. Porém, ainda existem pessoas que insistem em não respeitar a lei, o que acontece sempre que uma lei prejudica a obtenção do lucro. Atualmente existem poucas baleias no mundo e a caça mata mais do que as baleias se reproduzem, o que pode, em pouco tempo, levar estes mamíferos à extinção. As espécies de baleias mais conhecidas são as as Jubartes, as Francas, as Cachalotes e as maiores que existem: as baleias Azuis.


http://www.infoescola.com/mamiferos/baleia/

Anta- publicado por Livia 4 1 T

Anta

        A anta é o maior herbívoro do mundo.

anta brasileira (Tapirus terrestris) é um mamífero terrestre da família Tapiridae. Trata-se do maior mamífero da América do Sul. Geralmente as fêmeas são maiores, medindo até 2 m de comprimento, 1 m de altura e pesando até 300 kg.
O corpo da anta brasileira tem o formato parecido com a dos porcos, porém têm um tom de pele mais acinzentado. Seus pelos são curtos e macios e não cobrem o corpo inteiro. Seus pés traseiros têm 3 dedos, enquanto os dianteiros apresentam um quarto dedo, um pouco reduzido. Sua cauda é fina e curta. No lugar dos lábios superiores, as antas apresentam uma pequena tromba, de até 17 cm, preênsil e flexível. Na tromba existem pelos sensíveis à umidade e a cheiro.

Fonte: http://www.infoescola.com/mamiferos/anta-brasileira/

Tartaruga cabeçuda - PUBLICAÇÃO FEITA POR Beatriz Abdalla


TARTARUGAS 
As tartarugas-marinhas são tipos de répteis, elas tem uma carapaça, existem vários tipos de tartarugas marinhas como a tartaruga-cabeçuda. Todas as tartarugas  nascem de ovos, a cabeçuda desova no norte da Bahia, Espírito Santo, norte do Rio de Janeiro e Sergipe.Ela vive nos mares tropicais e subtropicais de todo mundo e também em águas temperadas até 136 cm de comprimento curvilíneo de carapaça no Brasil.
 O maior peso registrado no mundo foi de 227kg, entretanto, é mais comum encontrar indivíduos com 100 a 180kg. A carapaça óssea, com cinco pares de placas laterais (o que a diferencia das demais espécies), de coloração marrom-amarelado.
Possui uma cabeça grande e uma mandíbula extremamente forte, com dois pares de placas pré-frontais e três pares de placas pós-orbitais. As nadadeiras são curtas e grossas e com duas unhas; as posteriores e traseiras possuem duas a três unhas. São carnívoras, alimentando-se de caranguejos, moluscos, mexilhões e outros invertebrados triturados com ajuda dos músculos poderosos da mandíbula. Ela está ameaçada.

http://www.tamar.org.br/tartaruga.php?cod=18

URSO PARDO - MAURICIO 4º 1t




URSO PARDO - MAMÍFERO-CARNÍVORO E ONÍVORO

Fonte: http://www.saudeanimal.com.br/urso_pardo.htm
Comilão e dorminhoco
  No começo do inverno do hemisfério norte, o urso-pardo torna-se inquieto e perde o apetite. É que está com pressa de conseguir um abrigo. Escolhe uma caverna ou uma árvore oca. Forra o abrigo com musgos, folhas secas e ramos moles. Não deixa pegadas que seus inimigos possam seguir e retira-se para o abrigo antes da neve começar a cair.
  Durante um mês procura ouvir sinais de perigo. Depois vai dormir. Durante a hibernação, não come nem defeca.
Se for perturbado durante esse período, não conseguirá dormir de novo. Sem nada para comer, poderá, num caso desses, atacar o gado. O urso-pardo hiberna devido à falta de comida no inverno. No cativeiro ele não hiberna. A fêmea retira-se para a toca em meados de novembro. Os filhotes nascem dois ou três meses depois. A mãe cuida deles por dois anos. Os recém-nascidos são recobertos por um pelame azulado.
    O urso adulto está magro e faminto depois do jejum do inverno.
    Na primavera, começa comendo musgos, lama e formigas. Então volta à sua vida de comilão e dorminhoco. Adora banhar-se . Embora seja um carnívoro, é também onívoro. Entre suas comidas favoritas acham-se as bagas, o mel e as pinhas. Bebe água em quantidade.

Coruja- Bia e Joao Gabriel 4 ano 1t

Coruja buraqueira 
     
    Ela tem o olhar penetrante,bico e garras afiadas e letais como os de um predador feroz.Mas esta pequena coruja seria anã se comparada a um coelho grande.O nome científico  Athene vem da deusa grega da sabedoria, e as corujas , com seu olhar penetrante, aparentam mesmo saber tudo.Na verdade, elas têm um cérebro bem pequeno, mas isso não serve de consolo para suas vítimas.Esta caçadora em miniatura segue sua presa com a ferocidade e a precisão de falcões, águias e outras corujas bem maiores.


Fonte: www.jadefreitas.com.br
            

Hipopótamo: Analice e Theo 4º ano 1 T

HIPOPÓTAMO:

De todos os mamíferos, só a baleia tem uma boca maior do que esta. Os dentes de baixo chegam a medir setenta centímetros,  e podem pesar até três quilos.Servem para arrancar as plantas, com raiz e tudo.
Os hipopótamos enxergam bem, ouvem bem e sentem os cheiros muito bem.Têm pés largos, com quatro dedos escondidos em cascos arredondados e cabeça grande, que pode pesar até mil quilos.Em liberdade, pode viver perto de quarenta anos.

Embora se alimente de plantas, é um animal perigoso, e acontecem muito mais acidentes com hipopótamos do que com tubarões.
Eles demonstram comportamento muito agressivo quando a área deles é invadida por outros animais ou pelo homem.Apesar do peso, eles podem perseguir o invasor a grandes velocidades.
O macho dominante tolera outros machos desde que estes respeitem sua posição dominante e não tentem acasalar com as fêmeas.

Consegue levar dez minutos ou mais , se precisar, sem voltar à tona para respirar.
Quando vem à superfície, às vezes solta um jato d'água pelas narinas.Nas horas em que o hipopótamo prefere boiar, o nariz, os olhos e as orelhas podem estar de fora, mesmo se o resto do corpo fica embaixo d'água.Com todo esse peso ele consegue flutuar por causa da enorme quantidade de ar nos pulmões e de gases contidos em seu longo intestino (todo herbívoro tem intestino comprido e por isso é, em geral, barrigudo). Além disso, boa parte de seu peso corresponde à gordura, que é mais leve do que a água.
Durante a noite, o hipopótamo pasta em terra firme, alimentando-se da vegetação da beira de rios ou lagos.
Para encontrar comida, ele  segue as fezes deixadas por outros bichos.
Essas fezes funcionam como pistas, indicando os locais onde deve haver boa oferta de alimento.
Comparado a outros animais de tamanho semelhante, o hipopótamo come relativamente pouco.O fato pode ser explicado pelo hábito de permanecer boa parte do tempo parado na água - assim o gasto de energia é menor.
A pele resseca e racha ao sol, por isso ele só sai da água à noite, para comer.Quando sai de dia, "sua" vermelho. Mas não é sangue, é uma secreção oleosa, que protege a pele contra o ardor ressecante do sol.Embaixo da pele, tem uma camada de banha, que protege o corpo contra os ataques de outros animais e contra as balas dos caçadores.Essa camada, de uns quatro centímetros de grossura, chega a pesar de quatrocentos a quinhentos quilos.

Fonte: http://www.ninha.bio.br/biologia/hipopotamo.html

hipopótamo em cativeiro






hipopótamo sacudindo a água
bebê hipopótamo




terça-feira, 19 de agosto de 2014

Gato Persa feito por Pâmela e Camilly 4º ano 2-T

Os persas são gatos muito procurados por pessoas que vivem em espaços pequenos, como apartamentos, pois seus miados são baixos e pouco comuns, além do fato desses animais apresentarem um forte apego ao seu dono.Os gatos persas são meigos e carinhosos.
Esse animal se caracteriza pela pelagem comprida e sedosa, com uma cabeça grande e redonda, orelhas pequenas e arredondadas com tufos de pelo no interior, olhos grandes e redondos de coloração vívida e patas curtas, porém musculosas. O padrão comum da raça apresenta focinhos achatados (flat face), porém alguns animais possuem focinhos um pouco mais alongados (doll face).
Persa branco.
A manutenção de sua pelagem é um muito trabalhosa, sobretudo devido a formação de nós ocorridos devido ao comprimento dos pelos.
O padrão de uma raça é determinado pelas associações que a representam. Assim sendo, existem pequenas variações de associação para associação. Abaixo podemos ver o padrão da FIFe (Federação Felina Internacional).
  • Tamanho: Médio a Grande - Os machos são maiores que as fêmeas, pesando de 4 a 5 kg, e as fêmeas de 3 a 4 kg.
  • Orelhas: Pequenas, arredondadas nas pontas e bem separadas.
  • Nariz: Achatado, Curto, Largo, com stop bem definido, situado entre os olhos e entre as pálpebras superiores e inferiores, nariz não arrebitado. As narinas devem ser bem abertas.
  • Corpo: De estrutura compacta, patas curtas, peito largo, ombros e dorso maciços, bem musculosos, de comprimento curto e formato quadrado.
  • Rabo: De comprimento curto, dobrado sobre o dorso fica entre a nuca (muito longo) e o meio das costas (ideal).
  • Pescoço: Curto e forte.
  • Cabeça: De formato redondo, maciça, bem equilibrada, crânio largo. Testa arredondada, bochechas cheias.
  • Pelagem: Comprida, densa , de textura fina e sedosa (sem ser lanosa).
  • Olhos: Grandes, redondos e simétricos, bem separados, dando a face uma expressão mais aberta. De cor sólida, brilhante.
  • Patas: Grandes, redondas, sendo desejável tufos de pelos entre os dedos.
Normalmente, nessa raça a cor branca associada a presença de olhos azuis está geneticamente relacionada a problemas de audição no animal. Os gatos brancos com apenas um dos olhos azuis pode ser surdo de apenas um ouvido, enquanto que os espécimes com ambos os olhos azuis acabam não possuindo nenhuma audição.gatos persas 13 150x150

Tubaroes-postagem por Bianca e Débora 4º ano 2 T

TUBARÃO

Tubarão ou cação é o nome dado vulgarmente aos peixes de esqueleto cartilaginoso e um corpo hidrodinâmico (com exceção dosSquatiniformesHexanchiformes e Orectolobiformes) pertencente à superordem Selachimorpha. Os primeiros tubarões conhecidos viveram há aproximadamente 400 milhões de anos.
Atualmente os tubarões se diversificaram em aproximadamente 375 espécies (no Brasil são conhecidas 88) , variando em tamanho desde o menor, o tubarão-lanterna anãoEtmopterus perryi, uma espécie de apenas 17 centímetros de comprimento, ao tubarão-baleiaRhincodon typus, o maior, que atinge cerca de 12 metros e que se alimenta por filtragem apenas de plânctonlulas e pequenospeixes. Os tubarões são encontrados em todos os mares e são comuns em profundidades até 2000 metros.
Geralmente não vivem em água doce, com algumas exceções, como o tubarão-cabeça-chata e o tubarão de água doce que podem viver tanto em água salgada ou água doce. Respiram através de cinco ou sete fendas branquiais e possuem uma cobertura de escamas placoides, que protegem sua pele dos danos e dos parasitas, e melhoram a sua hidrodinâmica, permitindo que o tubarão se mova mais rápido. Eles também possuem vários conjuntos de dentes substituíveis.
As espécies mais conhecidas, como o tubarão-branco, o tubarão-tigre, o tubarão-azul, o tubarão-mako e o tubarão-martelo sãosuperpredadores, no topo da cadeia alimentar subaquática. No entanto, sua sobrevivência está sob séria ameaça por causa da pesca e outras atividades humanas.


Girafa POSTADO POR LÍVIA E GIULIA 4º ano 2T

     

 
        GIRAFA                                      
As girafas, como todos os mamíferos, possuem sete vértebras cervicais. Os seus pescoços, entretanto, são os maiores dos animais atuais, pelo que é pouco flexível. Por causa de seu pescoço comprido e rígido, seu sistema vascular possui a fama de ser o responsável pela maior pressão sanguínea do reino animal. O coração tem dois orifícios: um que bombeiasangue para o pulmão e membros e outro que alimenta o cérebro com o líquido vermelho. Este último é fino, visto que os músculos são maiores, assim a força necessária para o bombeamento não é tão grande como se imagina. No entanto, quando a girafa tem de beber água, a pressão sanguínea da cabeça aumenta muito e só não a mata devido a duas particularidades excepcionais. Próximo ao cérebro, existe uma rede de vasos capilares que se ramificam em inúmeras veias menores dentro do crânio do animal. Eles servem para amortecer e distribuir essa sobrecarga de sangue jorrada pelo coração quando a girafa está com o pescoço abaixado. Além disso, uma veia grossa repleta de válvulas que retorna ao coração recebe parte do sangue bombeado. Quando o sangue pressiona demasiadamente os vasos da cabeça da girafa, ele é desviado para essa veia. Repleta de válvulas que se fecham com a passada do sangue, a veia alivia a pressão da cabeça e não deixa que o animal morra cada vez que deseja matar a sede.

Predadores[editar | editar código-fonte]

Em alguns países da África, em seu primeiro ano de vida, sobretudo nos primeiros cinco meses, entre 50% e 70% dos filhotes de girafas são presas de predadores como leões,hienasleopardos, Mabeco ou crocodilos.




- A Girafa é um mamífero que habita a região da savana africana.

- As girafas adultas (machos) podem atingir a altura de 6 metros. Seu pescoço comprido favorece seus hábitos alimentares, pois as girafas se alimentam basicamente de folhas de árvores. Com relação ao comprimento, atingem na fase adulta 2 metros.

- Embora seja grande, a girafa é um animal bem rápido. Pode correr a uma velocidade de 45 km/h.

- Possuem de dois a quatro pequenos chifres que são cobertos por pele.

- O corpo das girafas é coberto por pelos de cor rosada ou alourado, com machas de cor marrom.

- Um animal saudável vive, em média, de 15 a 20 anos.

- A gestação da fêmea dura de 420 a 450 dias. A girafa dá a luz a apenas um filhote por vez.

- As girafas emitem poucos sons e quando fazem é num tom muito baixo.

- Vivem em bandos (grupos) formados por poucos animais (de 5 a 10, em média).

- Passam grande parte do tempo comendo folhas das copas das árvores. Dormem, em média de 2 a 3 horas por dia.

- As principais espécies de girafas são: girafa-reticulada, girafa-angolana, girafa-masai, girafa-núbia e girafa-sul-africana.

Curiosidade:

- Os principais predadores das girafas adultas são os leões e leopardos. Já os filhotes de girafas são presas fáceis de leões, leopardos, hienas, crocodilos e cachorros-selvagens.