Tubarão cação-anjo
As barbatanas grandes que ele tem parecem as asas de um anjo. A curva do corpo é como a de um violino. Ele tem uma franja na cabeça que parece o cabelo cortado de um monge. Por essas razoes, ele recebeu o nome de cação anjo, peixe violino e peixe monge. Três nomes encantadores para um animal que, na verdade, é nada mais que um tubarão! Mas é um tubarão de aspecto estranho, que incentiva a imaginação das pessoas. um desenho do século XVI o apresenta, monstruoso, como um monge coberto de escamas. Na realidade, o homem nada tem a temer desse "monstro".
Ele, sim, é que tem muito a temer do homem. A pele dele, seca, tem sido usada para ornamentação, para o polimento de objetos de madeira e mesmo como medicamento. |
O cação anjo vive em águas rasas, em mares temperados e tropicais. Existem 12 espécies. Ele nada movendo a cauda, que funciona como se fosse um remo de popa. Ele é uma criatura do fundo das águas e se esconde na areia, à espera da presa. Alimenta-se de linguados, moluscos e crustáceos. Suas maxilas são particularmente bem adaptadas para triturar crustáceos e moluscos de concha. Os filhotes nascem vivos. Em junho, a fêmea dá à luz ninhadas de até 25 peixinhos.
| |
Filo: Chordata Superclasse: Pisces Classe: Chondrichthyes Ordem: Squaliformes Família: Squatinidae Características: Comprimento: até 2,7 m Peso: cerca de 75 kg Uma ninhada anual, de cerca de 25 peixinhos Período de gestação: 12 meses |
Que legal,fantástico!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirnossa que da hora - comentado por Isabella Rozário
ResponderExcluirNossa que legal
ResponderExcluirMuito legal !!!
ResponderExcluirFantástico!!!!-comentado por Rafael Campana
ResponderExcluir