sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Hipopótamo: Analice e Theo 4º ano 1 T

HIPOPÓTAMO:

De todos os mamíferos, só a baleia tem uma boca maior do que esta. Os dentes de baixo chegam a medir setenta centímetros,  e podem pesar até três quilos.Servem para arrancar as plantas, com raiz e tudo.
Os hipopótamos enxergam bem, ouvem bem e sentem os cheiros muito bem.Têm pés largos, com quatro dedos escondidos em cascos arredondados e cabeça grande, que pode pesar até mil quilos.Em liberdade, pode viver perto de quarenta anos.

Embora se alimente de plantas, é um animal perigoso, e acontecem muito mais acidentes com hipopótamos do que com tubarões.
Eles demonstram comportamento muito agressivo quando a área deles é invadida por outros animais ou pelo homem.Apesar do peso, eles podem perseguir o invasor a grandes velocidades.
O macho dominante tolera outros machos desde que estes respeitem sua posição dominante e não tentem acasalar com as fêmeas.

Consegue levar dez minutos ou mais , se precisar, sem voltar à tona para respirar.
Quando vem à superfície, às vezes solta um jato d'água pelas narinas.Nas horas em que o hipopótamo prefere boiar, o nariz, os olhos e as orelhas podem estar de fora, mesmo se o resto do corpo fica embaixo d'água.Com todo esse peso ele consegue flutuar por causa da enorme quantidade de ar nos pulmões e de gases contidos em seu longo intestino (todo herbívoro tem intestino comprido e por isso é, em geral, barrigudo). Além disso, boa parte de seu peso corresponde à gordura, que é mais leve do que a água.
Durante a noite, o hipopótamo pasta em terra firme, alimentando-se da vegetação da beira de rios ou lagos.
Para encontrar comida, ele  segue as fezes deixadas por outros bichos.
Essas fezes funcionam como pistas, indicando os locais onde deve haver boa oferta de alimento.
Comparado a outros animais de tamanho semelhante, o hipopótamo come relativamente pouco.O fato pode ser explicado pelo hábito de permanecer boa parte do tempo parado na água - assim o gasto de energia é menor.
A pele resseca e racha ao sol, por isso ele só sai da água à noite, para comer.Quando sai de dia, "sua" vermelho. Mas não é sangue, é uma secreção oleosa, que protege a pele contra o ardor ressecante do sol.Embaixo da pele, tem uma camada de banha, que protege o corpo contra os ataques de outros animais e contra as balas dos caçadores.Essa camada, de uns quatro centímetros de grossura, chega a pesar de quatrocentos a quinhentos quilos.

Fonte: http://www.ninha.bio.br/biologia/hipopotamo.html

hipopótamo em cativeiro






hipopótamo sacudindo a água
bebê hipopótamo




2 comentários: