ARACNÍDEOS: A maioria possui 8 patas ,não tem antenas, corpo dividido em abdome e cefalotórax ( junção da cabeça e tórax ).A maior parte dos ARACNÍDEOS possuem 8 olhos além de terem muitos olhos não enxergam muito bem. Exemplos : aranhas,ácaros, carrapatos, escorpião.
quinta-feira, 31 de outubro de 2013
Moluscos:
Os polvos são moluscos marinhos da classe Cephalopoda e da ordem Octopoda, que significa "oito pés". Possuem oito braços com fortes ventosas dispostas à volta da boca. Como o resto dos cefalópodes, o polvo tem um corpo mole mas não tem esqueleto interno (como as lulas possuem) nem externo, como o argonauta. Como meios de defesa, o polvo possui a capacidade de largar tinta, de camuflagem (conseguida através dos cromatóforos) e autotomia de seus braços.
Os polvos não possuem tentáculos, mas sim oito braços, ao contrário das lulas e sépias, que, além dos oito braços, possuem dois tentáculos, ohectocótilo que atua na hora da reprodução é um braço modificado. Dado que os seus membros são usados na locomoção, também se pode referir aos polvos como octópodes.
Todos os polvos são predadores e alimentam-se de peixes, crustáceos e outros invertebrados, que caçam com os braços e matam com o bicoquitinoso. Para auxiliar a caça, os polvos desenvolveram visão binocular e olhos com estrutura semelhante à do órgão de visão do ser humano, que têm percepção de cor.
Pesquisa realizada por Giovanni R. e Tiago 4 Ano 1 T
Os moluscos Os Moluscos constituem um ramo do reino animal, representado por invertebrados que se caracterizam por ter o corpo mole, formado por uma cabeça anterior, uma massa visceral envolta por um manto carnoso, e um pé ventral que serve para a locomoção. Na maioria das espécies, o manto é revestido por uma concha calcária, de forma e tamanho variáveis. Depois dos insetos, é o grupo mais numeroso do reino animal, com cerca de 85.000 espécies. Podem ser divididos em seis classes, das quais as três mais importantes são: Gasterópodes, Bivalves e Cefalópodes. a) Gasterópodes. São os moluscos mais numerosos, vivendo no mar, em rios ou em terra. Possuem concha feita de uma única peça, enrolada em espiral ( caracol ), ou mesmo ausente ( lesma ). b) Bivalves. São todos aquáticos - marinhos ou de água doce, dotados de uma concha com duas valvas ( daí o seu nome ), iguais ou diferentes. Exemplos: ostra, marisco, mexilhão. c) Cefalópodes. São todos marinhos, de corpo nu ( exceto o náutilo ); alguns possuem uma concha interna, como a siba. A cabeça é grande, provida de tentáculos possuindo ventosas. Podem ser octópodes ( 8 tentáculos ), como o polvo; ou decápodes ( 10 tentáculos ), como a siba e a lula. Os moluscos constituem um item importante na alimentação humana FONTE:http://aprendendocomovoinho.blogspot.com.br/2011/10/conhecendo-os-moluscos.html
Theraphosa Blondi (Goliath Birdeater)
Considerada a maior Aranha do mundo, chegando a medir espantosos 25 cm com as patas!!
É bastante conhecida por criadores de aranhas, chamando-lhes a atenção pelo seu tamanho (que chega a incríveis 30 cm ou até um pouco mais). É uma espécie que só deve ser manipulada por pessoas com experiência, pois apresenta um comportamento muito agressivo. É uma das aranhas que possuem órgãos estriduladores, o que permite fazer um barulho chiado quando ameaçada. Seus pelos abdominais são extremamente urticantes e sua picada é muito dolorida devido ao tamanho de suas quelíceras (podem passar de 2 cm de comprimento). Esses animais podem viver mais de dez anos.
PESQUISA REALIZADA POR CARLOS 4 ANO 1T
Insetos:o perigo de deixar os alimentos descoberto pode deixar você ou sua família doentes.
Os alimentos não podem ficar descobertos,pois além de estragar,os insetos podem pousar e contaminá-los podendo causar doenças.Por isso tomem cuidado com seu alimento descoberto se não quiser ficar doente.
feliz halloween !
Superlesma - Publicado por Kauã Yabuch e Maria Clara.
MOLUSCOS
Um dos animais que fazem parte dos moluscos é a lesma:´´superlesma``.
'Superlesma' invade a Grã-Bretanha e ameaça espécies locais.
Lesmas gigantes da Espanha estão "invadindo" a Grã-Bretanha e copulando com as nativas, criando uma espécie mutante de "superlesma" que pode levar as locais à extinção, reportou o jornal britânico Mirror neste sábado.
Além de se reproduzir, as lesmas estão ameaçando espalhar novas doenças e parasitas às espécies locais - sem contar que podem também devorá-las.
Podendo crescer até 15 centímetros, acredita-se que a lesma da Espanha chegou ao país em saladas durante o verão e já se espalhou até, pelo menos, o País de Gales.
Especialista da Aberdeen University, Les Noble alertou que os animais produzem 100 vezes mais ovos do que a típica lesma britânica, causando sérios problemas.
"As lesmas nativas não poderão manter o mesmo ritmo e podem se tornar extintas", afirmou. "Já percebemos que quando essas lesmas se movem para uma área, as nativas desaparecem quase imediatamente", disse.
Fonte: http://arquivosdoinsolito.blogspot.com.br/2012/09/superlesma-invade-gra-bretanha-e-ameaca.html
Pesquisa feita por João Pedro Sopran Sirico
OS ANELÍDEOS
Anelídeos vivem em solos úmidos, na água doce e na salgada. Podem ser parasitas ou de vida livre. Alguns são hermafroditas e outros de sexos separados. A minhoca é um dos animais mais conhecidos nesse grupo.São conhecidos de anelídeos por causa dos vários "anéis"que eles possuem chamados de cerdas. São animais ou terrestres ou de água doce.
Curiosidade:
Possuem um intestino completo que vai da boca ao ânus.
As Lulas colossais - Pesquisa feita por João Pedro e Vinicius.
Pouco se sabe sobre a vida desta criatura. É caçadora como outras lulas e no mar profundo se utiliza da bioluminescência para encontrar a presa. Baseado na captação do bico das lulas em estômagos do cachalote, estima-se o tamanho de animais adultos (já que poucos foram capturados) e alguns hábitos como a vida na profundidade de pelo menos 2200 metros, no caso de adultos, enquanto os mais jovens a cerca de 1000 metros.
As Joaninhas - Pesquisa feita por Helena, Gabriela e Melina
10 curiosidades sobre joaninhas
1. A mais conhecida das joaninhas tem 7 pintas nas costas.
2. Sua cor viva sobressai, e a visão aguda dos passarinhos logo a localiza. Mas, como defesa, ela exala um cheiro horrível que a salva.
3. Ela se alimenta de outros insetos, como a cochonilha e os pulgões.
4. Existem cerca de 5.000 espécies de joaninhas.
5. A joaninha coloca até 50 ovos.
6. Elas são usadas por alguns agricultores para proteger as plantações contra pragas. Isso porque cada uma come de 40 a 75 pulgões por dia.
7. A joaninha tem 0,5 centímetro. É menor do que uma unha.
8. Durante o voo, ela bate as asas 85 vezes por segundo.
9. As joaninhas hibernam durante o inverno.
10. Elas vivem até 180 dias.
ESTÃO SATISFEITOS COM AS CURIOSIDADES?
Henrique Panzica e Claudio Landim (4 ano 1-T)
Os Aracnídeos
O que são e exemplos
Os aracnídeos são organismos pertencentes à classe Aracnídea do filo dos Artrópodes. Desta classe fazem parte mais de 60.000 espécies, entre elas: aranhas, carrapatos, escorpiões, etc.
Características principais
Os artrópodes possuem um sistema nervoso bastante desenvolvido e muitos deles, como a aranha e o caranguejo, possuem exoesqueleto, ou seja, uma dura carcaça externa.
Dentro desta enorme variedade, a grande maioria desta espécie é composta por animais terrestres que respiram através de traquéias. Contudo, alguns realizam a respiração cutânea e outros possuem pulmões folhosos.
Os aracnídeos são em sua maior parte, predadores, algumas espécies, inclusive, possuem glândulas de veneno com o qual abatem as suas presas.
Reprodução
Sua reprodução se dá por meio de fecundação interna, geram ovos de onde saem diminutos seres que não passarão por metamorfose.
Curiosidades:
- Uma curiosidade sobre alguns aracnídeos como as aranhas e os ecorpiões, é o fato de que as primeiras são capazes de sobreviver em muitos tipos de ambientes, já os escorpiões são mais facilmente encontrados em regiões mais áridas. Contudo, ambos podem viver próximos da água. Algumas aranhas, inclusive, são capazes de andar sobre a água para capturar suas presas.
- O ramo da Zoologia que estuda os aracnídeos é conhecido como Aracnologia.
Espécies de aracnídeos
quarta-feira, 30 de outubro de 2013
INVERTEBRADOS : INFORMAÇÕES GERAIS - Davi e João Vitor (4º2T)
OS INVERTEBRADOS
Aranhas pertencem ao grupo dos aracnídeos que incluem escorpiões carrapatos etc ...
Os insetos são a maior classe de invertebrados que incluem moscas abelhas etc ...
Moluscos seus corpos são moles ,que incluem lesmas polvos etc...
Crustáceos eles tem pinças e carapaças que incluem camarões lagostas etc ...
Os anelídeos são formados por anéis.
LOBO-GUARÁ - João Pedro e Leonardo (4º2T)
- Lobo-guará
O lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), também conhecido como guará, aguará e aguaraçu, é o maior canídeo nativo da América do Sul e a única espécie do seu gênero, Chrysocyon. A espécie não está diretamente ligada a nenhum outro gênero de canídeos e aparentemente é uma relíquia da fauna da América do Sul, que desapareceu, na maioria, após a formação do Istmo do Panamá.
O Lobo guará habita as pradarias e matagais da América do Sul central, com distribuição geográfica indo desde a foz do rio Parnaíba, no nordeste do Brasil, passando pelas terras baixas da Bolívia, o oeste dos Pampas del Heath, no Peru e o chaco paraguaio, até o estado brasileiro do Rio Grande do Sul.
Evidências da presença do lobo-guará na Argentina podem ser encontradas até o Paralelo 30, sendo que recentes avistamentos foram reportados na província de Santiago del Estero. Eles provavelmente também habitam o norte do Uruguai. Sua presença neste país foi confirmada através da captura de um espécime em 1990, mas desde então não foi reportado mais nenhum avistamento.
Os biomas de sua ocorrência no Brasil são: cerrado, veredas, Pantanal, Campos do Sul, parte da catinga e Mata Atlântica, sendo frequentemente encontrado nos Campos Gerais, próximo à cidade de Guarapuava, cidade esta cujo nome é uma referência ao animal.
De uma população total estimada em 23 600 indivíduos, cerca de 21 746 encontram-se no Brasil, 880 no Paraguai e 660 na Argentina. O número de indivíduos na Bolívia provavelmente não excede os 1 000 animais.
De acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), o estado de conservação da espécie é pouco preocupante, mas no Brasil o lobo-guará é considerado pelo lnstituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) uma espécie ameaçada de extinção, com estado de conservação vulnerável
Classificação científica :
Reino : Animália;
Filo : Chordata;
Classe : Mammalia;
Ordem : Carnívora;
Família : Canidade;
Gênero : Chrysocyon;
Espécie : C. brachyurus.
Assinar:
Postagens (Atom)