quarta-feira, 23 de outubro de 2013

O peixe borboleta - 4º 2T (Giovana e Raíssa)

                                                  O peixe borboleta:




A Boca 

  O peixe borboleta tem uma boca pequena. Seu focinho é como uma tesoura e sua pequena boca só  abre o suficiente para sugar seres microscópicos ou camarões que se encontram nas fendas dos corais.

        

peixe borboleta

                                                  Vestido de noite

De dia, peixe-borboleta do dorso preto, com seus desenhos brilhantes em preto, amarelo e tara, são confundidos como integrantes do recife de coral.À noite, suas cores ofuscantes apagam-se, tornando-se evidente sua denominação "dorso preto".É possível que esse escurecimento sirva para esconder os peixes enquanto descansam.

                                                         Reprodução  

  A reprodução em cativeiro do Peixe Borboleta não é fácil. O aquário deve ter no mínimo 100 litros, com plantas flutuantes e uma luz difusa.


                                                           Acasalamento 


No período de acasalamento o macho dança à volta da sua companheira e dão numerosos saltos para fora da água. Encostam-se então um ao outro e os ovos são depositados entre as plantas flutuantes.

                                                                 

                                                         Beleza


Sua beleza lhes fez merecer o nome de borboletas-do-mar ou anjos-do-mar. Vivem em cardumes, nos labirintos dos recifes de coral, abrigando-se ao menor alarme e alimentando-se de pequenos invertebrados. Muitos têm um nariz característico, alongado em forma de tubo; a boca prolongada apresenta delicados dentes. A habilidade em esconder-se torna difícil sua captura. Algumas espécies são de água doce e estão entre os mais belos peixes que podem ser criados em aquários. O caetodonte dourado é particularmente valioso. Seu corpo é pintado com listras em amarelo, branco, azul-pálido, preto e pardo. Sua barbatana dorsal, lançada para trás, com finos filamentos em forma de chicote, tem-lhe valido o nome de cocheiro. Todas as espécies são lindas.

3 comentários: