sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Pequenos e grandes roedores- Heloisa- 4ºano

ELES SÃO MUITOS...PEQUENOS E GRANDES ROEDORES
Os roedores fazem parte da classe dos mamíferos, são mais de 2000 espécies. A maior parte são de pequenas proporções, o camundongo-pigmeu tem 6 cm de comprimento e pesa 7 g. Por outro lado, o maior deles, a capivara pode pesar até 80 kg.
Muitos são onívoros, assim como outros se alimentam, por exemplo, de algumas espécies de fungos ou invertebrados.
No entanto, todos compartilham uma característica: dentes altamente especializada para roer. Ao roer, os dentes vão desgastando o que deixa os dentes bastante afiados.
Roedores são importantes porque se reproduzem rapidamente, servindo de alimento para predadores e são dispersores de sementes. Humanos usam roedores para testes laboratoriais, na alimentação e para obtenção de sua pele.

No grandioso grupo de roedores também estão: Ratos, Esquilos, Castores, Cutias e as Pacas.




MORCEGOS...MAMÍFEROS QUE VOAM!
Os morcegos são os únicos mamíferos capazes de voar. Suas asas são formadas pela própria pele. Como nós, possuem cinco dedos, que são longos e sustentam a asa. Seu corpo é coberto de pelos curtos, com cores que variam muito. Podem ser pretos, cinzentos, marrons, beges, brancos, amarelos ou vermelhos.
Os morcegos são mamíferos e nascem depois de dois a sete meses de gestação, dependendo da espécie. A mamãe-morcego reconhece o cheiro de seu filhote mesmo no meio de outros bebês e sempre sabe onde o deixou. Ele passa os primeiros dias de vida grudado na mãe e, quando ela está de cabeça para baixo, fica pendurado no seu corpo para mamar.
Existem cerca de mil espécies de morcego e 140 delas vivem no Brasil. Alguns se alimentam de frutos, outros só de folhas, ou peixes, ou insetos, ou pequenos mamíferos e sapos, ou ainda de néctar e pólen.
Ah, tem também os mais famosos, que se alimentam de sangue de aves e de outros mamíferos, mas são apenas três espécies!


2 comentários: